terça-feira, 28 de março de 2006

Dicas sobre etiqueta

Bem... esta ideia já andava por aqui a fervilhar á uns tempos, então depois de uns minutos de investigação aqui ficam algumas dicas...Depois nao digam que eu não sou simpatico, e que eu não me preocupo com o pessoal, não quero que ninguem ande a passar vergonhas.mas começemos por uma breve introdução, a "etiqueta e o protocolo" nasceram com o intuito de amenizar as relaçoes entre os vários povos, pois devido a pluralidade de nações e culturas, existiam coisas que seriam obvias para uns mas absurdas para outros, como tal foram criadas várias regras, que tem vindo constantemente a ser actualizadas, para facilitar o bom convivio.

Convívio Social
- quando se apresenta uma pessoa a uma outra, deve se ter em atenção que apresenta-se o homem à mulher, a pessoa mais nova à mais velha e a solteira à casada.
- a mulher é que deve estender a mão ao homem, não ao contrário, a mulher nunca se levanta quando conhece outra mulher a não ser que seja uma senhora de idade ou a anfitriã.
- os anfitriões não presicam de apresentar todos os seus convidados uns aos outros, apenas alguns há entrada.
- não falar alto.

Casamentos

- os convites impressos são destribuidos no mínimo com trinta dias de antecedência, para que os convidados não assumam outros compromissos para a mesma data.
- ao receber os cumprimentos após a cerimónia os noivos devem se colocar entre os pais e os avós, e os convidados não devem evitar efusões demais cansativas, e no caso de não conhecer os familiares deve apenas fazer uma ligeira inclinação de cabeça.
- na recepção os noivos ou os seus pais agradecem a cada convidado, os presentes ou as flores recebidos.
- a decoraçao das mesas é requintada, guardando-se um lugar especial para o bolo tradicional, que deve evitar ter pombos ou noivos ou demais bonecos de gosto nitidamente duvidoso.
- as senhoras devem levar chapéu caso o casamento se realize antes ou durante a hora de almoço, passada essa hora, o uso do chapéu deixa de ser obrigatório.
- o preto é uma cor usada no fato dos homens a não ser que a senhora se encontre de luto devido a um falecimento recente, caso contario é uma cor dispensavel, principalmente se for fatos monocromáticos por ser uma cor de tristesa e dor não de ser usada pelas senhoras em ambientes de festa, são abertas as excepções para quando o casamento se realiza à noite.

À mesa
- pode se começar a comer se algumas pessoas já tiverem sido servidas e só se o serviço for demorado.
- o guardanapo deve ser colocado no colo, completamente abertou ou não dependendo do seu tamanho, e deve ser usado sempre antes de levar o copo à boca. E no final é colocado ao lado do prato, sem ser dobrado nem amarrutado.
- os talheres é simples, começa-se a usar de fora para dentro, dos mais afastados para os mais proximos do prato.
- não se limpam os talheres ao guardanapo nem antes de usados nem depois.
- quando se acaba de usar os talheres estes devem ser colocados sobre o prato a faca na borda, e nunca apoiados na mesa.
- quando se acaba de comer os talheres sao colocados de forma paralela a margem da mesa, o garfo deverá ter os dentes virados para cima e a faca a lamina virada para o garfo.
- a colher deve ser cheia com um movimento contrario a borda da mesa e sempre de lado, posição esta que deve manter até ir à boca, sim é a colher que vai à boca e não a boca à colher, o conteudo não é para ser sugado de forma a emitir ruidos e barulhos indesejaveis.
- A disposição dos talheres obedece à seguinte ordem:
À esquerda do prato de fora para dentro:
Garfo para peixe;
Garfo para carne;
Garfo para salada; se for servida;

À direita do prato de fora para dentro:
Garfo para "hors-dóuvre";
Colher para sopa;
Faca para peixe;
Faca para carne (a que fica sempre junto ao prato).
- os copos são colocados na mesa de acordo com o seu tamanho e não pela ordem em que vão ser utilizados, para que uns não escondam os outros. devem ficar à direita do prato por cima das facas.
- não é obrigatório comer tudo o que é colocado no prato, nem sequer deixar pequenas porções de comida, agora não se limpa o prato com pão.
- o pão é partido com a mão em pequenos pedaços onde se passa a manteiga e depois se leva a boca tambem com a mão.- o sal e a pimenta são sempre correctos de usar seja em que tipo de jantar for.
- Espinhas, ossos, azeitonas, etc: a mesma colher que levou o alimento à boca deverá devolver os restos ao prato, como no caso de caroços de frutas em calda. Se for usada a mão (azeitonas ou uvas, entre outras) pode a mesma retorná-los ao prato. Espinhas e ossinhos, de modo discreto, voltam na mão para o prato.
- quando não se gosta de um prato, ou simplesmente se recusa delicadamente ou entao come apenas um pouco para não ser ofensivo, declinando sempre o prato com uma ligeira inclinação da cabeça e dizendo "não, muito obrigado (a)"
- no caso de a um jantar na casa de alguem, não existe problema em repetir um prato, desde que espero que todos acabem de comer para depois repetirem o prato.
- não se deve apoiar os cotovelos em cima da mesa, pricipalmente após o inicio da refeição, mas também não se deve assumir uma posiçao de estatua (o segredo é ser natural)
- os copos levam-se a boca pegando na base do seu arqueado nunca no topo do copo.
- não deve existir palitos numa mesa
- não se deve debater assuntos relacionados com politica, religião, dinheiro ou outros de mais assustos que possam incomodar os restantes presentes na refeição.
- não se gesticula com os talheres enquato se fala.
- não se come de boca aberta, mastiga-se lentamente e só depois se fala.
- quando se termina a refeição dp dos talheres colocados de forma correcta não se empurra o prato.

bem... mas eu acho que depois disto tudo, o grande segredo é a naturalidade, fazer tudo como se fosse o mais natural do mundo... mesmo que mentalmente tenhamos k estar a pensar no que fazer a seguir.mas agora a novidade, encontrei isto e achei que isto era a etiqueta levada ao estremo...

Telemóveis

- fale baixo pois a tendência das pessoas é elevar o tom de voz.
- evite assuntos particulares em público, a conversa pode deixar as pessoas à sua volta constrangidas.
- Nos restaurantes, não deve ficar a falar ao telemovel, pois há pessoas que desejam fazer a refeição em paz.
- só ligue para alguem de madrugada se for algo muito urgente.- nas salas de espetaculos (cinemas, teatros) nunca atenda o telemovel de preferencia desligue-o ou retire o som.
- antes de começar a falar pergunte se a outra pessoa pode atender.
- sempre que lhe deixarem recado ou vir uma chamada não atendida, ligue para a pessoa em questão.

bem... espero que isto seja util... para mais informações contactar a direcção do blog, que sou eu... e já agora só para rematar este post- JAMAIS USAR MEIA BRANCA... a meia deve ser da cor da calça ou do sapato, no caso de usar jeans a meia pode ser preta ou azul. meias brancas são para fazer desporto como Ténis, golf etc.

2 comentários:

Xiquim disse...

Para grande surpresa minha, conhecia 99% das regras de etiqueta... eu a pensar que era povnho e afinal... sou mesmo chiqui, bem! lol

Anónimo disse...

Uiii... Já vi q convivi com povinho! lol... Se bem me lembro de um jantar que dei, reclamei de um convidado por não saber se comportar à mesa e, bem, ele bazou fulo da vida. Temos pena!!!