quinta-feira, 20 de julho de 2006

Multa ...

Bem a semana passada (não me perguntem o dia porque sinceramente não me recordo) li num jornal Metro o seguinte texto, e achei o maximo, como só esta semana o consegui fotocopiar, acho que é uma boa altura de partilhar o texto que achei uma optima crítica social.
"Multa por passar na via verde a mais de 60km/h com um automóvel de baixa cilindrada. Multa por abandonar animais de estimação e a avó mas apenas durante o verão. Multa por entrar dentro da água fria com a bandeira vermelha e calções azuis em maré baixa. Multa por deitar lixo no ecoponto errado e deixar os ecopontos a deitar por fora. Multa por tocar a Shakira no telemóvel e respirar ao mesmo tempo durante uma sessão de piano do Artur Pizarro no S.Luiz. Multa pelo pedrito de Portugal ter morto um toiro num país que celebra o sofrimento do toiro. Multa pelo Campo Pequeno e pela construção em altura na Avenida da República. Multa pelos contentores em altura no porto de Lisboa.
Multa por cair da estátua do Marqês depois da vitória da selecção contra a Inglaterra e não assistir à derrota da selecção contra a França (nem da França contra a Itália). Multa por não chegar a final do Mundial e cair na terra. Multa por estacionar no auto-estrada para ver passar o autocarro da selecção. Multa por não apoiar a selecção e a velocidade do seu autocarro na CRIL. Multa por fazer "dowloads" ilegais de musica. Multa por não passar 50% de musica portuguesa nas rádios nacionais. Multa por passar mais de 70% de musica nacional pirateada em bares e discotecas. Multa por não haver mais de 10% de musica portuguesa de qualidade em Portugal.
Multa por atear fogos, casamentos e baptizados. Multa por levar a namorada a um destes piqueniques sem a beijar. Multa por apenas desejar sem nunca amar. Multa por não ler um livro ou visitar a Feira do Livro. Multa para quem perguntar "Que livro irá ler este verão?" e para quem responder "só leio no inverno" num questionário de verão. Multa para quem escrever "estação estupida" em vez de silly season nas crónicas de um fim de semana. Multa para quem escrever no "publico" para o privado. Multa para quem acreditar em poesia e no amor da Merche Romero pelo Cristiano Ronaldo. Multa pelo amor à camisola e pelo amor sem camisola.
Multa para as 500 pessoas que viram o concerto do Bob Geldofe e dos Waterboys em Lisboa. Multa para quem construiu os estádios do Euro 2005 e não construiu acessos aos estádios do euro 2004 antes do Mundial de 2006. Multa para quem estaciona nos acessos dao estádio. Multa para quem estaciona no espaço da EMEL. Multa por fumar em locais publicos, por ter mais de uma grama de sangue no alcool e multa por não ter uma grama de decência na cabeça. Multa por vender a revista "Cais " nos semáforos. Multa por não ensinar e nunca aprender, por chegar sempre atrasado e sair sempre cedo. Multa para quem conjugar o verbo ensimesmar. Multa para quem nunca ouve e não é surdo. Para quem inicia as frases com "Não" e é sempre conversa.
Multa para quem não gosta de bebés e acredita no casamento de homosexuais. Multa para as dobragens dos filmes de animação e para as séries da SIC Mulher sem título em português. Multa para os títulos e para os titulares, para os suplentes e os desempregados, para os indultos e os indulgentes, e multa para os adultos inteligentes. Multa para os trocadilhos e para as gralhas, para a gripe das aves, a canja de galinha e o provedor dos leitores. Multa para quem tem sempre razão e para quem nunca dá razão. Multa para quem abusa do advérbio "claramente" sem clarificar o argumento.
Multa para quem comprar árbitos e vender droga. Multa por exceder as quotas leiteiras na Europa. Multa para os jornais desportivos que fizeram manchetes sobre as contractações de grandes jogadores que nunca virão para os 3 grandes. Multa para quem for apanhado a conduzir em contramão no auto-estrada sem reduzir a velocidade na via verde da EMEL com o carro do Cristiano Ronaldo e menos de 20% de musica portuguesa garantida no auto-rádio."
por Miguel Somsen jornalista da Vogue.
Achei de um humor super subtil, que faz pensar no significado das frases, conjugado com um humor mais negro e um humor mais oferecido...

3 comentários:

Mr. Placard disse...

Isso foi porque tu apanhaste uma multa à uns poucos dias atrás!!! looool

:P

Anónimo disse...

lol....altamente essas multas lol......abraços...blog é fixe

disse...

apanhei uma multa pois... por acaso no mesmo dia em que isto saiu no jornal... mas estas multas sao bem mais giras...