sábado, 21 de outubro de 2006

Botoina a novidade na cosmética

Como o meu Blog está sempre disposto a apresentar as novidades, ora aqui fica aquela que é a mais nova bomba na cosmética, depois do já muito conhecido e falado Botox, ora aqui fica a novidade da toxina botulinica...
Apresento a Botoina, este novo creme prometo dar muito que falar, ainda só foi introduzido no mercado a uns meses e parece que esta a ser um sucesso, garantido resultados mais rápidos do que cremes mais conceituados e mais caros como o Kanebo ou o La mere.
Ora passemos então para a parte mais cientifica e explicativa do que é, e no que consiste a Botoina e os seus efeitos.


Mas primeiro uma explicação sobre o que é a Toxina botulinica, esta é utilizada em cirurgias para corrigir defeitos de contracção dos músculos. Esta toxina é produzida por uma bactéria – Clostridium botulinum – sendo causadora do botulismo. O botulismo é uma doença que provoca a morte por paralisia dos músculos respiratórios, uma vez que bloqueia a libertação de um neurotransmissor, a acetilcolina, impedindo, assim, a transmissão do impulso nervoso.A toxina botulínica é utilizada na medicina, em doses mínimas, há cerca de 20 anos, para a resolução de certas patologias como o blefaroespasmo, cuja principal característica é o piscar dos olhos de forma descontrolada e excessiva. Foi através da utilização desta toxina em doentes com blefaroespasmo que se descobriu o seu uso cosmético. A toxina é injectada nas rugas pelos cirurgiões estéticos e pelos dermatologistas: distende as rugas porque descontrai os músculos que as provocam (rugas de expressão). Só está indicada para distender as rugas de expressão verticais da testa, entre as sobrancelhas. No entanto, a sua utilização é alargada ao terço superior do rosto.

Formulado pelos investigadores da Labo, Botoina é o nome comercial de um complexo de 4 moléculas de uso cosmético que, quando aplicado com precisão nos sulcos das rugas, exerce uma acção de descontracção, relaxando as rugas de expressão. A sua aplicação transcutânea, de uso doméstico, é feita com um aplicador de precisão dotado de uma seringa graduada e de uma cânula de extremidade cortada. A associação desta formulação cosmética à sua original forma de aplicação constitui uma grande inovação, conduzindo a uma eficácia notável do tratamento cosmético com Botoina.

Princípios activos que formam o complexo :

1. Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester
2. Sodium-Potassium
3. Magnesium Gluconate

4. Pentapeptideamide-4

A eficácia dos princípios activos é suportada por um sistema especial de “veículo” desenvolvido pelos investigadores da Labo.Este “veículo” é constituído por lipossomas multi-lamelares que veiculam a associação de Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester, Sodium-Potassium, e Pentapeptideamide-4. Este tipo de veículo permite a aplicação de concentrações elevadas das substâncias activas no local onde se pretende obter o efeito.Cada um dos princípios activos que formam o núcleo de Botoina tem um local de acção preciso, estando envolvidas, em particular, as estruturas responsáveis pela contracção muscular e consequentemente, pela formação das rugas de expressão.O objectivo de Botoina é combater, através de mecanismos de acção muito específicos, as micro-contracções musculares com o efeito final de alisar as rugas de expressão.

Os principios activos detalhadamente:
Sodium Potassium

É de um extracto vegetal rico em sais de Sódio e Potássio que provém este princípio activo, cuja propriedade é actuar sobre as bombas de Sódio- -Potássio presentes ao nível das células musculares, bloqueando-as e impedindo a abertura dos canais de cálcio. Deste modo, as miofibrilhas musculares não se contraem.
Magnesium Gluconate
Foi recriado em laboratório o ambiente intracelular de uma célula muscular, colocando vesículas carregadas com uma quantidade conhecida de iões de Cálcio num meio no qual estava presente uma concentração conhecida de iões de Magnésio. Variando, em diversos tempos, a concentração dos iões de Magnésio, constatou-se que a quantidade de iões de Cálcio que sai das vesículas diminui à medida que aumenta a concentração de iões de Magnésio no meio.
Pentapeptideamide-4
O pentapeptideamide-4 é um princípio activo de nova concepção (acção semelhante ao curare), que exerce uma forte actividade de descontracção, uma vez que se trata de um antagonista da acetilcolina. Com efeito, esta substância une-se aos receptores da acetilcolina situados na célula muscular, impedindo a ocorrência da reacção que leva à contracção muscular.
Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester
O Acetyl Dipeptide-1 Cetyl Ester deriva de um dipeptídeo naturalmente presente no organismo, o dipeptídeo Arginina-Tirosina. Esta substância estimula a síntese de pró-endorfinas, neuropeptídeos mensageiros de relaxamento muscular e inibe a síntese dos mediadores envolvidos na contracção muscular.

A associação exacta dos 4 princípios activos forma 1 unidade base de BOTOINA. Graças a esta unidade base foi possível formular três diferentes dosagens.
· Botoina 1000
contém 10 unidades de Botoina, indicado para rugas de expressão moderadas (custo aproximado de 300euros)
· Botoina 3000

contém 30 unidades de Botoina, Indicado para rugas de expressão profundas
· Botoina 5000

contém 50 unidades de Botoina, Indicado para rugas de expressão muito profundas


Botoina junta, pela primeira vez, um aplicador de precisão em seringa com cânula de metal, de ponta cortada, para aplicação externa e uma formulação cosmética que, graças a estes instrumentos, pode ser aplicada com precisãonos sulcos das rugas.Botoina apresenta-se sob a forma de um soro cosmético de ataque. A aplicação prevê um ciclo de 20 dias aplicando 1 ml de Botoina à noite, dividindo-se por 4 zonas de aplicação.


BOTOINA – Cuidado diário
Graças às fórmulas de creme de dia, de noite e de contorno de olhos, com uma concentração equivalente a 70% dos princípios activos, é possível continuar, no período subsequente ao tratamento de ataque, um tratamento diário à base de Botoina.A utilização de Botoina é recomendada em ciclos de 20 dias, para a acção de ataque, seguidos de 4 meses de manutenção com creme de dia, de noite e de contorno de olhos, para melhorar e consolidar os resultados de alisamento das rugas.

A fórmula de Botoina, cujos componentes individuais foram já testados in vitro, foi comprovada com testes de utilização em vários grupos de 45 mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos. Aplicando Botoina durante 20 dias nas rugas de expressão, mais de 80% das mulheres constataram uma diminuição visível das rugas de expressão.
Ficamos é para saber, se o creme é so a toxina botúnica ou se também tem as tao famosas bolinhas de Cologénio que criam a ilusão de que a ruga desapareceu... sendo que ela volta assim que a make up seja retirada...
E se este creme antes de ser experimentado pelas ditas senhoras, se não foi experimentado antes em coelhos, cães, macacos etc etc etc.

2 comentários:

Isa disse...

Como prometido li. É pá... Hmn... Não fiquei muito convencida.
Devo também dizer que adorei a parte do «O pentapeptideamide-4 é um princípio activo de nova concepção (acção semelhante ao curare)», será de mim ou o curare é um veneno indígena (da América do Sul se não estou em erro) e um venenozinho potente também... Só ter um creme com um componente de acção semelhante ao curare é giro... Talvez resulte numa forma mais discreta de matar a esposa ou a sogra :) lol

Luis disse...

Agora há uma nova chamada botoina mais poderosa Fillers Botoina, é aquele a que você adicionou uma dose de ácido hialurônico alata para aumentar o efeito de elevação. Existem diferentes doses para as necessidades de cada indivíduo, pode ser visto em
Botoina Filler