sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Maria Antoinette

Ontem a noite fui ao cinema... já não ia a imenso tempo, já nem me recordava do filme que havia visto no cimena antes deste. O primeiro choque foi mesmo o bilhete já custar 5.20€.
Eu ainda sou do tempo... lol
Fui ver o Maria Antoinette filme realizado por Sofia Coppola, tendo como protagonista a actriz Kirsten Dunst.
Não achei o filme mau, mas também não achei bom.
Confesso que estava a espera de muito mais, não só a nivel de historia já que a riquesa de acontecimentos historicos ou de factos que dinamizassem o filme, é algo que existe em baixa escala. Acho que ficou a quem das minhas
espectativas no que diz respeito a exuberância da rainha, a mulher era muito mais excentrica e exuberante... para a senhora que era conhecida por adorar joias, por quase devorar diamantes, por ter introduzido o uso de joias aplicadas no cabelo e nas roupas... o guarda roupa e a parte de caracterizãção pareceu-me muito pobre.
O filme tem uma boa fotografia sem duvidas... mas os cenarios de versalhes já lá estão... era quase inevitável.
ahhh e para quem ainda não viu, tentem ver a gafe na parte dos sapatos... lololol
já para não falar das pequenas gafes historicas...


Bem... agora falemos um pouco da historia de Maria Antoinette, isto para quem não conhece.
Eu achava que era assim algo do conhecimento geral, mas acabei por descobrir que não.
Como tal aqui fica uma pequena ficha técnica...
Maria Antonieta da Áustria (Maria Antónia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena) (Nasceu em Viena a 2 de novembro de 1755 - faleceu em Paris a 16 de Outubro de 1973), arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França de 1774 até a Revolução Francesa em 1789. Maria Antonieta era a filha mais nova de Maria Theresa de Habsburgo Arquiduquesa da Áustria e de Francisco I Imperador da Alemanha, os imperadores da Áustria. Casa-se em 1770, aos 16 anos de idade, com o Delfim Francês Luís, que em 1774 torna-se o rei da França, com o nome de Luís XVI.
A infância de Maria Antonieta teve como cenário a pomposa corte de Viena. Ainda é conhecido hoje em dia o seu noivado com Mozart, o grande pianista, que, sendo então apenas uma criança de 5 anos, acreditava ingenuamente estar noivo da formosa filha dos soberanos do Sacro Império.
Exerceu grande influência política sobre seu marido, e, consequentemente sobre toda a França; apesar disso, ela pouco sabia sobre a vida dos plebeus franceses e o custo dela. Era impopular entre o povo, ainda mais depois do Caso do colar de diamantes ( o Rei Luis XV, havia mandado fazer aos joalheiros da coroa, um colar de diamantes enorme para oferecer a sua amante a Madame du Barri, com a morte do mesmo antes de o oferecer, a potencial cliente para o mesmo passou a ser a então rainha Maria antonieta, mas esta não se sabe bem porque recusou o colar, mesmo sendo ela exuberante e gostar de festas estravagantes. Mas esta historia meteu também o Cardeal Luís Rohan e a Condessa de Lamotte - Valois, esta ultima engendrou um plano para se apoderar do colar, criando uma falsa rainha... então o cardeal entregou-lhe o colar a pensar que seria entregue a rainha. Descoberta a farsa, o rei, por insistência da rainha, mandou prender todos os que estavam envolvidos para serem severamente castigados, mas os antimonárquicos e a opinião pública em geral acusavam a rainha de estar envolvida e querer então livrar-se das culpas). Um dos seus apelidos entre o povo era "a austríaca".
Em 1781 teve seu primeiro filho, e a partir de então residiu no Palácio de Trianon. Desde então, parou de receber audiências de nobres, o que deixou a alta classe francesa revoltada contra sua pessoa. Ignorou os problemas por que o povo passava, desautorizando as reformas liberais propostas por Necker e Turgot.
Ao iniciar-se a Revolução Francesa, colocou o rei contra ela. Recusou as possibilidades de acordo com os moderados, e procurou que o rei favorecesse os extremistas para inflamar mais a batalha. Estudiosos dizem que ela procurava romper um conflito bélico entre França e Áustria, esperando a derrota francesa.
Em 1792 foi detida e encarcerada pela revolução, junto com seu marido. Depois da execução de Luís XVI, ficou conhecida como Viúva Capeto. Condenada à morte, morreu na guilhotina em 16 de outubro de 1793.

Eu ao ver o filme havia ficado com uma duvida em relação aos filhos de Maria antonieta e de Luís XVI, pensei que eles haviam também sido executados como os pais, mas afinal não. sobreviveram mas não ouve descendência. portanto a linhagem da casa real francesa caiu sobre os duques de Orleans, antepassados da ultima rainha de Portugal D. Amélia que acabou também por ser a ultima representante da casa real dos Delfins.


7 comentários:

raites disse...

Quem é jovem, ou estuda, não paga 5.20€. Devias fazer uma destas coisas :P

Anónimo disse...

Prefiro alugar o dvd kando sair..mas eu adoro a kirsten dunst..enfim..bem, tu vé la..onde foste ao cinema??fogo..eu pago 4 euros...enfim...abraços

x4x_it disse...

Eu tenho KingKard! Nhanha nha nha! =P LOL

Adoro a Sofia Coppola.
Adoro a Kirsten Dunst.

Qualquer coisa que diga soaria a estranho e influenciável pela minha "adoração"! =)

Hug

disse...

acho a Kirsten Dunst, muito sem sal enquanto actriz... :P
e acho que a sofia coppola fez do filme um desfile de moda... que mesmo assim nada de TXAM... nao achei um mau filme mas tb nao achei bom.
agora quer é ir ver o ilusionista e o perfume que estreia esta semana.

x4x_it disse...

O ilusionista demorou muito mesmo... Mais do k devia... Pensei uma série de vezes, mas kd é k isto evolui... O perfume, está em vista para ser observado...

Isa disse...

É verdade, fica aqui para o meu especialista de história favorito: mas nesta altura não andava tudo de percuca? ou isso foi antes...
Acho que estou a ficar dem,asiado esquisita com filmes; não me parece que haja algo de jeito ultimamente, pelo menos do lado das Américas (leia-se EUA)...

disse...

bem... as perucas tiveram o seu apogeu no reinado de Luis XV, portanto durante o reinado de Luis XVI ainda se devia usar algumas perucas... se bem que andei a ver algumas imagens de epoca... e pareceu-me que já se havia perdido um pouco esse habito... porque ja se começava a sentir os efeitos do neoclassico... pelo que sei... a maria antonieta usava o cabelo dela apenas... muito armado com calda de açucar como era habito da epoca...