segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Os Chakras


Andam-me sempre a perguntar... o que são os chakras?
Porque falo muitas vezes deles, de energia, de reiki e de cristais.
Resolvi fazer uma pequena recolha de textos pela net.
começando
São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença. Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico ( Nadi ) principal chamado "sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano.

Muladhara - O primeiro chakra (conhecido como Chakra Base ou Raiz), situa-se na base da coluna vertebral, na zona do cóccix. É o centro energético da sobrevivência e da força vital, governa a capacidade de enraizamento, de funcionar no mundo físico, a nossa correlação com a parte material da vida, com os bens materiais e com tudo o que é físico, rijo, como por exemplo os ossos. Rege o nosso relacionamento com os nossos pais, avós, tios, etc. É também a raiz da nossa individualidade e estabilidade. É regra geral associado aos rins, glândulas supra renais e influencia o sentido do cheiro. Está associado ao elemento Terra, ao reino mineral e à cor Encarnado. A nota musical correspondente é o dó.

Svadhisthana - O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço.
Situa-se entre o osso púbico e o umbigo. É o centro do sentir, da sensualidade, da feminilidade, do equilíbrio, do desejo, do assimilar, do misturar-nos com os outros. Nele estão gravadas as memórias das censuras ou das brutalidades de que fomos alvos com os traumas daí resultantes e sentimentos de culpabilidade. Está associado aos órgãos sexuais, útero, ovários, próstata e influencia o sentido do gosto. Está associado ao elemento Água, ao reino das plantas e à cor laranja. A nota musical correspondente é o ré.

Manipura - O terceiro chakra (conhecido como Chakra do Plexo Solar).
Situa-se na zona do estômago, a igual distância do umbigo e da base do externo (no plexo solar). É o centro que governa os aspectos intelectuais e mentais do campo energético. É também o centro do nosso poder pessoal, de auto-dignidade, responsabilidade e insegurança. Está associado ao estômago, baço, pâncreas, fígado, vesícula biliar e influencia o sentido da vista. Governa o sistema de digestão e assimilação, tanto dos alimentos como das emoções. Está também associado aos elementos Ar e Fogo, ao reino animal e à cor amarela. A nota musical correspondente é o mi.

Anahata - O chakra cardiaco.
Situado ao centro do externo, na zona do coração. Este é o cento que representa o ponto de equilíbrio e a passagem entre os mundos físico e não-físico. É o centro do amor-próprio, do ódio, amargura e ressentimento, mas também do perdão, da compaixão, da aceitação, da esperança, da confiança, do amor absoluto e incondicional. Está associado ao coração, sistema circulatório, pulmões, diafragma, tino e influencia o sentido do tacto. Está também associado aos elementos Fogo e Ar, ao reino humano e à cor verde ou o rosa. A nota musical correspondente é o fá.

Visuddha - o Chakra Laríngeo.
Situado na garganta. É o centro da criatividade, auto-expressão e comunicação a vários níveis. Está associado à garganta, nuca, queixos, ouvidos, aparelho vocal e influencia o sentido do ouvido. Está também associado ao elemento Éter, ao reino planetário e à cor azul (claro). A nota musical correspondente é o sol.

Ajna
- o Chakra frontal também conhecido como "terceiro olho".
Situado do centro da testa, ligeiramente acima das sobrancelhas. É o centro da intuição, da sabedoria e o guardador da memória da alma. Este centro ajuda a ver e a perceber a um nível universal, fazendo dissolver o sentido de um "ser" separado, identificado ao ego, coordena o conjunto de todos os sentidos, permitindo a actuação de cada um, ou do conjunto, em campos de frequência bem para além do considerado normal; Isto é, permite a percepção extra-sensorial. É o centro da intuição e do início da espiritualidade. É associado ao cérebro, sistema nervoso, olhos, ouvidos, nariz, sinus e glândulas pineal e pituitária. Está também associado ao reino angélico e à cor índigo (azul escuro). A nota musical correspondente é o lá.

Sahasrara - O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.A nota associada é o Si.

Sendo assim este sao os 7 chakras principais... existindo muito mais.
Existem mais 5 que teem vindo a funcionar mais em plenitude...
8º chakra - estrela da terra
9º chakra - chakra coordenador
10º chakra - chakra Causal
11º chakra - estrela da alma
12º chakra - portal das estrelas



Quem quiser experimentar... e fazer um teste para ver como estao os seu chakras... é so carregar aqui e fazer o teste...

2 comentários:

Anónimo disse...

muito interessante :) n fazia ideia das notas musicais

Mr. C disse...

Não sei se gostei deste teste, diz que tenho o terceiro olho aberto...